Os brônquios são estruturas canaliculares que recebem o ar vindo da traquéia. Eles vão se dividindo e ficando cada vez menores (como uma árvore respiratória) até chegar aos alvéolos, onde é realizada a troca de gases nos pulmões.
Dentro dos brônquios, há normalmente uma pequena quantidade de secreção que protege os alvéolos da chegada de substâncias tóxicas ou germes.
O termo BRONQUIECTASIA refere-se à alteração no formato normal dos brônquios, geralmente com dilatação e espessamento das paredes. Essa alteração prejudica a renovação da secreção de proteção e o seu acúmulo aumenta o risco de proliferação das bactérias e virus que entram na árvore respiratória. Isso pode gerar infecções respiratórias mais frequentes e um ciclo vicioso de inflamação–>infecção–> mais dano–>inflamação 🔁
As bronquiectasias podem ser relacionadas a doenças genéticas, infecções graves com sequela, deficiências do sistema imune e dificuldades de deglutição com aspiração de conteúdo gástrico para os pulmões.
Dicas
📌 Tosse recorrente ou infecções frequentes podem ser um sinal de bronquiectasia, procure o pneumologista para avaliação.
📌 Se o diagnóstico for confirmado, mantenha acompanhamento regular para saber como proceder em caso de piora dos sintomas e uso adequado de medicamentos.
📌 Evite inalar substâncias que podem aumentar a inflamação dos brônquios como o tabaco ou poluição do ar.
📌 Mantenha seu cartão vacinal atualizado para diminuir a chance de novas infecções.
📌 A fisioterapia respiratória auxilia no controle da doença.